quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bases Geológicas

           No domínio territorial do município de Amarante a uma grande diversidade fisionômica da paisagem o que revela um ambiente bastante complexo no tocante às bases litológicas, edáficas e da compartimentação geomorfológica. A base geológica, está em sua maior parte ocupada pelas coberturas sedimentares mesosóicas e rochas sedimentares que correspondem aos folhetos (ver figura 1), arenitos (ver figura 2), siltitos, silexito, argilitos e calcários e em cerca de 15 % da área territorial é composta por afloramentos de rochas ígneas e metamórficas que correspondem a afloramentos de basalto e gabro. A distribuição das formações litológicas correspondentes ao território do município é apresentada na compartimentação geológica da carta temática a seguir.

                     Mapa 1– Bases geológicas do município de Amarante
                           Fonte: Desenvolvido pelo autor através do SIG ArcGIS 9.2.


Figura 1- Folhetos da formação Poti
Fonte: O autor (2008)


Figura 2 – Arenitos da formação Piauí
Fonte: O autor (2009)

      No município de Amarante ocorrem dois domínios hidrogeológicos bem distintos que são rochas sedimentares e os basaltos da Formação Sardinha. Sendo o primeiro domínio correspondentes às rochas sedimentares pertencentes à Bacia do Parnaíba que engloba as formações Poti, Piauí, Pedra de Fogo e Corda, que abrangem cerca de 85% da área total do município.
          As formações Potí e Piauí pelas características litológicas semelhantes comportam-se como uma única unidade hidrogeológica. Sendo que a alternância de camadas mais ou menos permeáveis no âmbito dessas duas formações, sugere a formação de aqüíferos. Tendo em vista que as áreas de ocorrências são bastante significativas na área do município. Portanto essas formações se constituem numa boa opção do ponto de vista hidrogeológico, possuindo um bom valor como reserva de manancial de água subterrânea. (AGUIAR, 2004, p.21)
        Já a Formação Corda pela predominância de arenitos finos, é caracterizada como um depósito de fraca a média potencialidade para água subterrânea. Relativo à Formação Pedra de Fogo, pelas suas características litológicas, com predominância de camadas argilosas e intercalações de camadas de sílex, que são rochas impermeáveis, apresenta pouco interesse hidrogeológico e também pelo fato de aflorarem sob a forma de manchas esparsas em toda a área. (AGUIAR, 2004, p.21)

       O segundo domínio é caracterizado pela área de ocorrência de basaltos da Formação Sardinha. Que é constituída por rochas impermeáveis, que se comportam apenas como “aqüíferos fissurais”. Pois como basicamente não existe uma boa porosidade nesse tipo de rocha, a ocorrência de água subterrânea é condicionada por fraturas e fendas, o que se traduz em reservatórios aleatórios, descontínuos e de pequena extensão, não representando, portanto, nesse domínio, nenhuma importância do ponto de vista hidrogeológico.

Fonte: AGUIAR, R. B. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Amarante. Fortaleza: CPRM, 2004. 21 p.


DEIXE UM COMENTÁRIO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!