domingo, 19 de junho de 2011

Descentralização Econômica no Sítio Urbano de Amarante - Piauí


CENTRO COMERCIAL DA SEDE DE AMARANTE - PIAUÍ

       
Este texto retirado do website www.amarantenet.com.br, mostra o processo de descentralização dos serviços urbanos no centro comercial, e bem como evidencia o processo de modificação da função social do espaço urbano e a quebra da cristalização urbana da sede do município de Amarante, processo este típico de uma economia capitalista, que como é apresentado pelos gráficos  do IBGE se mostra extremamente dependente das transferências econômicas federais tendo em vista o grande papel do setor de serviços e o baixo rendimento do setor primário e secundário, situação agravada ainda mais pelo fato das despesas representarem quase a totalidade dos rendimentos ganhos, impossibilitando muitas vezes em investimentos que tornem a economia mais dinâmica . 

      O Centro da Cidade de Amarante esta cada vez mas deserto, a foto logo abaixo foi tirada em um dia de sábado pela manha e mostra um centro totalmente fechado, ainda funciona a barbearia do seu Benicio e o Detran, um dos motivos é a falta de investimento no setor empresarial,  a burocracia para abrir e manter uma empresa se torna cada vez mais complicado e oneroso, algumas pessoas preferem atuar no setor informal, um setor que cresce na nossa cidade.


     Os pontos Comerciais como o da lanchonete do Pereirinha, o Armarinho da Dona Isabel  que por muito tempo foi uma referencia,  o ponto do zezim, são os pontos que deveriam estar alugados e  funcionando, para que Amarante fortaleça sua economia,  a idéia é  circular o dinheiro na nossa cidade, o que se ganha, se gasta aqui mesmo,  mas isso que acontece no nosso cento da cidade é uma realidade cada vez mas presente nos municípios piauienses.


     Enquanto isso, no centro novo localizado nos arredores do Mercado público, o investimento esta sendo grande, Mercadinho  Santos é uma prova disso, investiu e cresceu e vai crescer ainda mais. A Refasa confecções  também investiu pesado, construiu seu próprio ponto comercial e suas vendas aumentaram.




    Nossa economia é formada pelo setor empresarial, aposentados, servidores municipais e estaduais e o setor informal, o setor rural também contribui, mas nos dias atuais que cada interior tem a sua própria mini economia, a atividade rural apenas sobrevive nos dias de sábado na nossa feira semanal.

Veja Abaixo o Gráfico feito pelo IBGE sobre a nossa economia:





FONTE: PORTAL AMARANTENET, Disponível em: <http://www.amarantenet.com.br/portal/index.php?pg=noticia&id=116> Acesso: 19 de Junho de 2011. 


CURTIU? ENTÃO COMENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!